Ásia

27/05/2010 08:14

Posição geográfica

Sua posição geográfica, são núcleos de comercio regional e internacional, entroncamento de circulação terrestre e de rota marítimas e aéreas. Devido ao ainda relativamente pequeno desenvolvimento da industria, poucas são as cidades de função industrial no continente.

Características do relevo

Pode-se dividir a Ásia em oito unidade geológica e de relevo: maciço da Arábia e planície do Iraque; Índia peninsular e planície indo-gangética; montanha da Turquia, Caucásia, Irã e Afeganistão; sistema do Himalaia; Ásia Central; planície da arco insulares.

Clima

O continente Asiático apresenta notáveis contraste climáticos. Suas terras, cortadas ao norte pelo circulo polar ártico e ao sul pelo equador, possuem, por influencia da variação da latitude, desde clima quentes e extremos até o mais rigoroso clima frio. O relevo é outro fator climático de destaque, pois as montanhas e planaltos fazem baixar as médias térmicas e explica o aparecimento de neves eternas até baixas latitude. Os ventos têm importância sobre a repartição da chuva, principalmente no sul e sudeste, onde sopram as monções.

 

Vegetação

A vegetação do continente também varia bastante por causa do clima e do relevo. As principais são a Taiga, Tundra, Taiga Siberiana, Estepes, Pradarias, Savanas e as Florestas equatoriais e tropicais nas regiões próximas ao Equador e subtropical e temperada nas regiões da Coréia (do Norte e do Sul) e no Japão.

 

Àsia

Ásia

27/05/2010 08:14
Posição geográfica Sua posição geográfica, são núcleos de comercio regional e internacional, entroncamento de circulação terrestre e de rota marítimas e aéreas. Devido ao ainda relativamente pequeno desenvolvimento da industria, poucas são as cidades de função industrial no...