A Ascensão dos Fascistas na Itália Mussolini no poder

10/05/2010 08:16

                                                          Mussolini no Poder na Itália

Ao final da Primeira Guerra, a Itália era um país em crise:

- As dificuldades do pós-guerra afetavam os camponeses, os operários, e a classe média;

- A Entente não havi entregado os territórios prometidos aos italianos;

- O país estava dividido: de um lado, as Ligas Vermelhas, de inspiração comunista, tentavam incitar as camadas descontentes da população a fazer uma revolução; de outro, os Camisas-Negras ( como eram chamados os adeptos do facismo, que se vestiam de preto ) recebiam apoio dos latifundiários e capitalistas e propunham um governo forte e autoritário para superar a crise.

Nesse contexto, muitos italianos foram atraídos pelo facismo e por seu principal líder, Benito Mussolini. Uns, por temerem o comunismo; outros, por desejarem uma solução rápida para a crise econômica; outros, ainda, por se indentificarem com as ideias autoritárias.

Em 1922, para pressionar o governo, os Camisas-Negras organizaram na capital Italiana uma enorme passeata, conhecida como Marcha sobre Roma.

 

                                                       Mussolini no poder

Leia a seguir a oração que as crianças italianas tinham que memorizar. Uma das principais orações da fé católica, e evidencia a aura religiosa que os facistas tentavam atribuir ao Duce e ao novo regime.

Eu creio em Roma, a eterna, a mão do meu país, e na Itália, sua filha mais velha, que nasceu no seu ventre sagreado pela graça de Deus; que sofreu nas bárbaras invasões, foi crucificada e enterrada, que desceu para o túmulo e ergueu-se da morte no século XIX, que se ergue para a glória em 1918 e 1922e que está sentado no lado direito da sua mãe Roma; que por essa razão deverá vir julgar os vivos e os mortos. Eu creio no gênio Mussolini, no nosso pai, o Facismo; na comunhão dos mártires, na conversão dos italianos e na ressurreição do Império.